Quarta-feira, 3 de Março de 2010
Atribuição dos Prémios de Edição LER/Booktailors

A lista de vencedores dos únicos Prémios totalmente dedicados à edição de livros em Portugal.

 

Os Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS destinam-se a premiar a qualidade dos profissionais e das obras editadas em Portugal.

 

 

"Neste difícil ofício de transportar as palavras dos autores, a qualidade vê-se reconhecida. No seu segundo ano de vida, os Prémios de Edição LER/Booktailors reforçam a sua razão de ser. Homenagem ao que de melhor se faz no mundo do livro em Portugal, justificam-se pela necessidade de evidenciar a excelência com que anualmente se publica no nosso país. No centro de tudo, o livro. Em seu redor, os profissionais que o projectam e trabalham, unidos na construção do mais venerado dos objectos: o livro."

 

Nuno Seabra Lopes e Paulo Ferreira

(Booktailors)

 

LISTA DE VENCEDORES

 


Prémios de Edição:

Os prémios de edição resultam de uma ponderação entre o Júri, o Conselho (conjunto de notáveis como Nuno Crato, Sara Belo Luís, Isabel Stilwell, entre outros) e o público.

 

 

Melhor Design de Literatura:

CONTOS COMPLETOS TRUMAN CAPOTE (SEXTANTE EDITORA)

 

 

Melhor Design de Não-Ficção:

UMA IDEIA DA ÍNDIA (EDIÇÕES TINTA-DA-CHINA)

 

 

Melhor Design de Infanto-Juvenil:

TRAVA-LÍNGUAS (EDITORA PLANETA TANGERINA)

 

 

Melhor Design de Gastronomia:

RECEITAS GO NATURAL (EDIÇÕES TINTA-DA-CHINA)

 

 

Melhor Design de Arte e Fotografia:

BERLIM: RECONSTRUÇÃO CRÍTICA (CIRCO DAS IDEIAS)

 

 

Melhor Design de Colecção:

BISLEYA (GRUPO LEYA)

 

 

Melhor Design de Livro Escolar:

HISTÓRIA 9 (TEXTO EDITORES)

 

 

Melhor Ilustração Original:

CRÓNICA DOS BONS MALANDROS, JOÃO FAZENDA (QUETZAL EDITORA)

 

 

Melhor Fotografia Original:

O MUNDO É TUDO O QUE ACONTECE, PEDRO PAIXÃO (QUETZAL EDITORA)

 

  

Prémios Especiais do Júri:

Estes prémios são atribuídos em exclusivo pelo júri constituído para o efeito, composto por 20 elementos representativos dos diferentes elos do mundo dos livros em Portugal.

 

 

Prémio Especial Edição (Carreira):

 

Fotografia sem créditos autenticados

 

 

 

 

 

LUÍS OLIVEIRA (ANTÍGONA)

Há 30 anos, Luís Oliveira fundava a Antígona – Editores Refractários, um projecto independente e contestatário que pretendia lutar sempre contra a corrente, publicando o que de melhor houvesse para publicar. Três décadas depois, a Antígona e Luís Oliveira mantêm-se iguais, com a mesma irreverência e qualidade.

Este prémio pretende homenagear a persistência e dedicação deste grande editor em publicar obras essenciais para a cultura literária, segundo inalienáveis princípios de qualidade.


 

 

 

 

 

  

Prémio Especial Editora do Ano:

 

 

 

 

 

 

DOM QUIXOTE

Num mercado editorial cada vez mais complexo, as Publicações Dom Quixote marcaram o ano de 2009 com a publicação de obras de alguns dos principais autores da literatura portuguesa e mundial, da literatura e da não-ficção.

Este prémio é atribuído às Publicações Dom Quixote pela grandeza do seu catálogo, bem como pela forma profissional e cuidada como o tem publicado e promovido, em particular alguns dos mais importantes autores da língua portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Editora Revelação:

 

 

 

 

 

 

EDITORA PLANETA TANGERINA

A Editora Planeta Tangerina surgiu em 2008, com a vontade de renovar no segmento dos livros infantis e juvenis. Desde então, tem apostado sobretudo na publicação de obras criadas de raiz pela equipa dedesigners e criativos residentes, todos eles com a mais primorosa qualidade, tanto no que respeita aos textos quanto às ilustrações e aos materiais usados.

Este prémio vem homenagear a originalidade dos seus livros, bem como a excelência que a Editora Planeta Tangerina investe em todos os detalhes da obra, ousando inovar em termos de texto e design.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Artes Gráficas:

 

 

 

 

JORGE SILVA

Jorge Silva é, actualmente, um dos mais importantes designers gráficos no mundo editorial português. O seu trabalho tem-se reflectido, nos últimos anos, na renovação do design gráfico das obras de inúmeros autores conceituados, em particular captando a criatividade de designersde nomeada e promovendo a utilização de ilustrações originais.

Entre outros projectos, Jorge Silva é o responsável pela equipa de arte do Grupo LeYa, com destaque para o trabalho desenvolvido na Texto Editores, Publicações Dom Quixote e Editorial Caminho. Foi, entre 2000 e 2005, director gráfico da revista LER.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Tradução:

 

 

 

 

JOSÉ BENTO

Poeta, com uma sensibilidade ímpar para a poesia, José Bento tem sido o principal tradutor de poesia espanhola para a língua portuguesa, tendo sido galardoado com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, em 2006.

Tradutor, que, na sua forma de estar, se apropria das obras «que considera suas», José Bento é, para além disso, um recreador que, nos últimos 50 anos, assinou a tradução de mais de 60 obras de poesia e prosa em espanhol, entre elas as obras maiores, como os dois volumes de D. Quixote, tendo-se tornado a principal referência da tradução do castelhano no nosso país.


 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Inovação:

 

 

 

 

 

COLECÇÃO LITERATURA DE HUMOR (TINTA-DA-CHINA)

Numa época em que «digital» é a palavra de ordem, as Edições Tinta-da-China recuperam parte da tradição e editam uma colecção de clássicos da literatura de humor, que primam por um dos mais inovadores designs no mercado.

Este prémio de inovação é atribuído a um projecto que alia a inovação ao classicismo, recuperando parte da memória tipográfica e da tradição das colecções assinadas (em associação com a colecção de «Literatura de Viagens», coordenada por Carlos Vaz Marques) e apresentando-a transfigurada na sua apresentação ao público final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Livreiro:

 

 

 

 

DUARTE NUNO OLIVEIRA E CAROLINE TYSSEN (GALILEU − CASCAIS)

Situada no coração de Cascais, a Duarte Nuno Oliveira e Caroline Tyssen inauguraram a Galileu, há quase 40 anos, para dar à cidade a sua primeira livraria. Espaço de tertúlia e livraria, alfarrabista, livreiro local e importador, procurou sempre «perseguir o sonho que lhe deu vida: uma livraria, generalista embora, orientada para aquele nicho de mercado que prefere a qualidade e a raridade à espuma passageira do best-seller».

Este prémio é atribuído à visão e capacidade destes dois livreiros, que conseguiram adaptar-se aos novos tempos sem deixarem de manter o enfoque na qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Livraria Independente:

 

LER DEVAGAR

A Ler Devagar é um projecto que sempre soube manter a sua imagem de qualidade e irreverência, tornando-se um local de culto cultural. Com um catálogo de fundo e uma programação cultural invejável, a Ler Devagar é, desde há muito, um exemplo maior de independência em Portugal.

 

 

 

Prémio Especial Jornalista ou Imprensa de Edição:

 

 

 

 

EDUARDO PITTA

Numa altura em que o espaço cultural nos jornais se vê progressivamente reduzido, Eduardo Pitta, com a sua voz singular e olhar atento, continua a dar sentido ao conceito de crítica literária.

Nascido em 1949, é poeta, escritor, ensaísta, crítico do jornal Público e colunista da revista LER, tendo colaboração dispersa por jornais e revistas literários. Participou em congressos, seminários e festivais de poesia em Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Colômbia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Especial Blogue de Edição:

 

http://olamtagv.wordpress.com/

OS LIVROS ARDEM MAL

Blogue nascido de um evento com o mesmo nome, realizado mensalmente no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, Os Livros Ardem Mal é mantido por um painel de académicos de peso, que tem como figuras de proa António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre, Rui Bebiano.

Este prémio homenageia e pretende impulsionar um projecto essencial, que se encontra actualmente em «licença sabática», mas que recomeçará em Setembro próximo, falando de escritores e artistas, livros e literatura, da forma bem-humorada com que sempre o fizeram. 

 

 

Prémio Especial Promoção de Autor Português:

 

PROMOÇÃO JOSÉ SARAMAGO (EDITORIAL CAMINHO)

Autor maior da literatura portuguesa, a promoção da imagem de José Saramago acarreta uma grande responsabilidade. Autor controverso e, por vezes, difícil de gerir mediaticamente, a Editorial Caminho e, mais recentemente, a Fundação José Saramago souberam que a sua promoção tinha de assentar na pessoa, nos princípios e modos de ver do autor.

Sempre apoiando José Saramago, quer em tournées temáticas quer na edição de obras de solidariedade, estas duas instituições revelam pensar para além do último livro, promovendo verdadeiramente o Autor.

 

 

 

Os organizadores dos Prémios de Edição LER/Booktailors − a equipa Booktailors e a equipa da revista LER − gostariam de agradecer a todos os editores, leitores, livreiros ou bibliotecários todo o apoio prestado. Queremos também agradecer a todos os elementos do Conselho dos Prémios de Edição, que tanto nos auxiliaram, propondo e aconselhando o Júri a tomar a sua decisão. O nosso agradecimento sincero também à DGLB/MC, pelo apoio que sempre nos deu, assim como por ter contribuído para a integração desta iniciativa nacional no mais importante prémio internacional do género (o Best Book Design from all the World), assim como ao SAPO, pelo apoio conferido na construção e manutenção do blogue dos Prémios de Edição. O nosso muito especial obrigado à organização das Correntes D’Escritas, em cuja programação temos a honra de participar, e à RPVP Designers, por ter preparado toda a imagem gráfica, colaborando com a organização dos Prémios sempre que isso se revelou necessário. 

 



Publicado por Prémios de Edição às 17:01
link do post

Mais informações sobre os Prémios de Edição através do e-mail premiosdeedicao@booktailors.com.

Organização:
BOOKTAILORS Consultores Editoriais
Travessa das Pedras Negras, 1, 3.º Dir.º
1100-404 LISBOA


Revista LER
Rua Prof. Jorge da Silva Horta, 1
1500-499 Lisboa
Pesquisa